Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Saia Amarela

Sempre adorei Moda, Glamour, Fitness, Alimentação saudável e tudo o que envolva equilíbrio do corpo e da mente. E assim surgiu Saia Amarela, um espaço onde podes te reencontrar!!!!

Saia Amarela

Sempre adorei Moda, Glamour, Fitness, Alimentação saudável e tudo o que envolva equilíbrio do corpo e da mente. E assim surgiu Saia Amarela, um espaço onde podes te reencontrar!!!!

Stress no trabalho.....cuidado

E se lhe fosse dito que a maioria das razões do stress no trabalho, a forma como ele é revelado e como assume um comportamento no seu corpo, faria alguma coisa para o travar?

A verdade é que o local de trabalho oferece um contexto propício a respostas físicas e emocionais ligadas ao stress, especialmente quando não existe relação entre o trabalho e as capacidades, recursos ou necessidades do colaborador. Quem o diz é o infográfico da Visual Loop  que pretende desmistificar um dos problemas do século 21.

Se o stress não é um problema novo, 75% dos colaboradores acreditam que existe mais stress actualmente do que há gerações atrás. Mais grave, 25% dos colaboradores considera o seu emprego a primeira razão de stress nas suas vidas.

4 reações psicológicas ao stress

O nosso corpo, mais concretamente o nosso cérebro, reage de quatro formas distintas ao stress que, como seria de esperar, são reações indesejáveis.

 

1545852_753340248012392_955117408_n.jpg

 

1. Uma área junto ao tronco cerebral, conhecida por sistema ativador da reticular (zona do cérebro responsável por definir os ciclos de sono, a atenção, filtro de estímulos sensoriais e criação de células nervosas), é ativada causando um estado de alerta permanente bem como uma acentuada utilização da audição e da visão.

2. O sangue é desviado para o cérebro e para um vasto grupo de músculos mantendo-se afastado das extremidades, pele e dos órgãos que não estão actualmente a servidor o corpo.

3. O sistema imunitário e digestivo é temporariamente desligado

4. Os fornecedores de compostos energéticos como a glucose e os ácidos gordos são libertados para dentro do fluxo sanguíneo.

 

Causas do stress no trabalho

As maiores causas do stress estão relacionadas com o trabalho desenvolvido ou a desenvolver quando existe uma elevada carga ou quando o colaborador não tem os conhecimentos suficientes para dar conta das tarefas.

Mas não é só. Cargas de trabalho excessivamente altas com deadlines irrealistas fazem com que as pessoas se sintam apressadas, sobre pressão e sobrecarregadas.

Cargas de trabalho insuficientes dando a entender que as habilidades e características do colaborador estão em subutilização;

Falta de controlo sobre as atividades;

Bullying ou perseguição; Falta de ajuda interpessoal ou fracas relações de trabalho levam a uma sensação de isolamento;

Pedido para a concretização de determinado trabalho para o qual o colaborador não tem experiência ou treino suficiente.

Um ambiente de trabalho fraco em termos físicos, por exemplo excesso de calor, frio ou barulho, iluminação inadequada, assentos pouco confortáveis, equipamento em mau funcionamento, etc.

 

Beijinhosssss