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Saia Amarela

Sempre adorei Moda, Glamour, Fitness, Alimentação saudável e tudo o que envolva equilíbrio do corpo e da mente. E assim surgiu Saia Amarela, um espaço onde podes te reencontrar!!!!

Saia Amarela

Sempre adorei Moda, Glamour, Fitness, Alimentação saudável e tudo o que envolva equilíbrio do corpo e da mente. E assim surgiu Saia Amarela, um espaço onde podes te reencontrar!!!!

6 erros que as pessoas saudáveis cometem quando compram alimentos ‘saudáveis’ no supermercado

Ao menos que sejas um nutricionista certificado pode ser um verdadeiro desafio selecionar os alimentos que fazem bem ao nosso corpo e à nossa mente. Isto porque, hoje em dia, muitas das grandes superfícies detém o objetivo de vender os seus produtos quer sejam saudáveis ou não.

Num mundo perfeito, todos os alimentos deveriam de ter os nutrientes necessários de forma a manter o equilíbrio perfeito para o nosso organismo.

Desta forma, a Kika apresenta o top 6 mais comum de erros que as pessoas tendem a cometer na compra de alimentos saudáveis e como podes evitar:

1. Confundir alimentos sem glúten como algo saudável
Para a maioria das pessoas, o tema glúten ainda é um tema que deixa algumas dúvidas. Mas o glúten, não é nada mais, nada menos do que uma simples proteína que é encontrado nos vários tipos de cereais, incluindo o trigo, o centeio e a cevada. É a substância que dá a textura ao pão. O glúten não é tecnicamente prejudicial à saúde, a menos que a pessoa seja celíaca ou ter alguma sensibilidade ao glúten. O facto de que no rótulo da embalagem referenciar ‘sem glúten’ não significa que seja de todo saudável. O que acontece muitas vezes é que nos hipermercados acabam por seguir as tendências de consumo e devem ter em atenção na sua leitura. Porque muito dos seus alimentos são ainda processados e contém mais açúcar numa tentativa de melhorar o sabor e textura do produto. Por isso, muito atenção neste ponto.

2. Barras energéticas processadas
A maioria das barras energéticas ou barras de proteína são, na verdade disfarçadas como barras de chocolate. Uma vez que andamos sempre em modo correria, procuramos opções de lanche mais saudáveis, rápidas e fáceis de consumir depois de um treino. Hoje em dia, em qualquer loja de produtos saudáveis encontram-se toneladas de barras deliciosas. O segredo é ser extremamente seletivo na sua escolha. Em primeiro lugar, verificar a quantidade de açúcar que a barra contém. Se a barra tiver mais de 12 gramas de açúcar por porção, o meu conselho é que a deixes na prateleira. E além disso, certifica-te que a mesma não contém adoçantes artificiais, como a sucralose, aspartame, sacarina ou enchimentos isolados.

3. Sumo de Fruta
A fruta é saudável, portanto sumo de fruta também o é, certo? Não, não tão rápido. A maioria dos sumo de fruta são nada mais do que água com açúcar. Muitas das lojas vendem este produto carregado de açúcar e muitos deles ainda contém adição de açúcar. E o mais irrealista que isto possa ser, é que muitos dos sumos de fruta nem sequer contém sumo a 100%. O açúcar provoca inflamação ao corpo e às células, que é a via de quase todas as doenças. Eu, sinceramente recomendo que evitem estes sumos de fruta processados a menos que este seja espremido na hora, ainda assim prevalece os sumos verdes pois muitos sumos de fruta fresca contém uma grande quantidade de açúcar.


4. Substituir agave néctar como alternativa ao açúcar

Nos últimos anos, o agave néctar tornou-se uma alternativa bem famosa ao açúcar natural. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe, é que este é carregado de frutose (açúcar da fruta). Embora, seja de baixo índice glicémico, que mede os efeitos sobre o açúcar no sangue, as novas pesquisas sugerem que a frutose em excesso pode prejudicar a função hepática e adicionar alguma gordura na barriga de forma indesejada. As melhores alternativas naturais incluem stevia, frutas monge e néctar de côco. Todos os adoçantes, naturais ou não devem ser usados com alguma moderação.

5. Produtos orgânicos processados
Se é orgânico, logo aí já é saudável, certo?
Este é mais um dos grandes erros de saúde que as pessoas cometem. Os alimentos orgânicos, alimentos cultivados sem o uso de produtos químicos perigosos, a modificação genética, ou o processo de preservação da irradiação é muito melhor do que os alimentos cultivados convencionalmente, mas isso não significa que todos os produtos rotulados como orgânicos sejam os mais saudáveis. Por isso, a melhor forma é optar pelos alimentos de uma planta e não feito numa planta, independentemente de saber se é rotulado como orgânico.

6. Evitar a gordura
Mesmo com todas as campanhas publicitárias de combate à gordura, muitas pessoas ainda temem esta palavra. A verdade é que dois terços do nosso cérebro é feito de gordura que serve para produzir as células cerebrais. Os alimentos que são ricos em boas gorduras, como é o caso do omega3, os que são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais são anti-inflamatórios que não serve só para proteger as doenças no cérebro como ajudam também a aumentar a capacidade cognitiva como a compreensão, aprendizagem e a capacidade de concentração. A gordura também é importante para manter o cabelo saudável, a pele e as unhas. A gordura não pode ser vista como um inimigo, mas, sim como um amigo. As únicas gorduras que devem ser evitas a todo o custo são as trans, que são encontrados nos alimentos processados. Agora as boas fontes de gordura saudáveis incluem nozes, castanhas, óleo de côco, abacate, salmão selvagem ou gema de ovo. Estas são as fontes disponíveis de gordura que devem ser consumidas numa base semanal para que melhore o desempenho do cérebro e da saúde.

 

Sim, aliar-se a hábitos saudáveis, pode ser um pouco confuso e muitas vezes desafiante. Contudo, agora já não têm desculpas para continuar a manter os mesmos erros em comprar os alimentos saudáveis quando forem às compras. Aposta em boas escolhas e cada vez mais conscientes, cuida de ti pois o teu corpo agradece!

 

Esperem que gostem, beijinhos da Kika

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